Divulgação de Ações do PPGA


DIVULGAÇÃO DE AÇÕES DO PROJETO INFEWS

Durante o período de 8 à 19 de julho o PPGA recebeu os professores Emílio Moran e Maria Caudia Lopez Perez da Mchigan State University (MSU) para discussão da abordagem teórica e alinhamento do projeto de pesquisa com as pesquisadoras Dra. Mariluce Paes de Souza do PPGA e Dra. Carolina Rodrigues da Costa Dória do PGDRA.

No decorrer dos dias 22 de Julho e 2 de agosto houve treinamento da metodologia de pesquisa com a professora Dra. Jynessa Dutka-Gianelli do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Ao longo dos dias 5 e 15 de agosto houve o teste de instrumento em campo coordenado pela pesquisadora Dra. Jynessa Dutka-Gianelli (MIT) juntamente com as pesquisadoras da MSU Caroline Arantes, Amanda Sousa Silvino e Juliana Laufer.

 

DISCIPLINA ESPECIAL

Entre os dias 8 de julho e 15 de agosto foi ministrada pelos professores Emílio Moran da Michigan State University (MSU) e Jynessa Dutka-Gianelli do Massachusetts Institute of Technology (MIT) a disciplina especial Metodologia Prática de Pesquisa.

 

EVENTOS

II Fórum Internacional da Amazônia – II FIA

O II Fórum Internacional sobre a Amazônia (II FIA), realizado pelo Núcleo de Estudos Amazônicos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NEAZ/CEAM/UnB), em Brasília, de 4 a 7 de junho de 2019, contou com a participação de estudantes, professores/as, pesquisadores/as e movimentos sociais. O II FIA se constituiu num espaço de afirmação de ideias que unificam os atores sociais e institucionais presentes, sendo que o PPGA/UNIR contribuiu com dois trabalhos elaborados pelo professor Eugenio Avila Pedrozo e pelas discentes Eliane Alves da Silva e Thelma Jaklini Martins Arruda. Os estudos apresentados foram: “O capital social comunitário amazônico alavancando recursos naturais renováveis” e “Capital social em comunidades locais amazônicas”.

 

57º Congresso da SOBER

A Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural é uma sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 19 de fevereiro de 1959 durante a I Reunião Bianual de Economistas Rurais, sendo então denominada Sociedade Brasileira de Economistas Rurais (SOBER). Dois anos após sua fundação organizou seu primeiro congresso e neste ano, entre os dias 21 e 25 de julho, realizou o seu 57º Congresso na cidade de Ilhéus (BA). O evento buscou articular os debates sobre agricultura, alimentação e desenvolvimento. E o PPGA/UNIR representado pelos discentes Cassia Toshie Yamanaka, Sérgio Nogueira do Nascimento e Verlaine da Cunha Ribeiro pôde contribuir com as discussões por meio dos artigos: Arranjo produtivo local do açaí e capital social na Amazônia; Diagnóstico da rede de cooperação agroindustrial e logística na área de livre comércio de Guajará-Mirim-RO; e Rede de cooperação da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre – COOPEACRE. Mais uma vez, o Programa de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Federal de Rondônia, cumpre seu papel de formar profissionais com competências e habilidades para desenvolver metodologias e práticas de ensino e pesquisa no contexto amazônico.

 

Eixo Temático no ENANPAD

O Congresso ENANPAD é o segundo maior evento científico da área de Administração do mundo. E em 2019, a professora Mariluce Paes de Souza (PPGA/UNIR), juntamente com os professores Sérgio Castro Gomes (UNAMA) e Antônio Cordeiro de Santana (UFRA), coordenaram um track específico sobre Cadeia de Suprimentos Agrícolas e Extrativistas, na divisão Gestão de Operações e Logísticas (GOL). O eixo temático se propôs discutir os impactos econômicos, sociais e ambientais dos processos produtivos agrícolas e de produtos florestais madeireiros (PFM) e não madeireiros (PFNM), a partir da perspectiva teórica de gestão da cadeia de valor inclusiva, sustentável e global com foco na gestão das operações nos elos de processo, produção, inovação e logística.

 

RECEPÇÃO DE MESTRANDOS PPGA TURMA 2019

No dia 05 de agosto iniciou-se a semana de boas vindas aos mestrandos do PPGA turma 2019, houve apresentação dos alunos e professores, além da divulgação do escopo do Programa. Houve exposição dos projetos dos pesquisadores de cada linha de pesquisa e posteriormente ocorreu a reunião de docentes para definição de orientações da turma 2019. Nos dias 6 e 7 de agosto os discentes da turma de 2018 apresentaram seus artigos desenvolvidos durante a disciplina Seminário de Pesquisa em Administração. Foram discutidos contexto e problematização, objetivo, base teórica, aspectos metodológicos resultados e conclusões de cada artigo, além de rodada de perguntas e considerações sobre cada estudo. Ao final do dia 7 houve reunião da coordenação do PPGA com os discentes da turma de 2019 para discutir sobre o Regimento Interno.

No dia 08 de agosto ocorreu o Treinamento Portal de Periódicos e Base de Dados, ministrado pelos professores Osmar Siena e Erasmo Moreira de Carvalho. Já no dia 9 os alunos Fernando Húngaro Lemes Gonçalves e Rosana Smek Batista, discentes da turma do PPGA 2018, ministraram um treinamento sobre os principais softwares utilizados na pesquisa, apresentando os programas VosViwer, Publish or Perish. Depois o professor Valmir Batista Prestes de Souza, professor do Departamento Acadêmico de Ciência da Computação e colaborador do PROFIAP,   continuou o treinamento explicando sobre os programas Microsoft Word e Mendeley.

 

...Em construção...