Matrículas On Line e Certidões no SIGAA


 Seguem orientações sobre Matrícula em Disciplinas nas Turmas Ofertadas.

Após estar matriculado no Curso você precisa solicitar, semestralmente, matrícula nas disciplinas obrigatórias, optativas e outras atividades curriculares. 

Todo o procedimento é realizado pelo SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. 

Vários são os procedimentos que você deverá aprender a utilizar no SIGAA. Um deles é a Matrícula On Line em turmas ofertadas.

Para a MATRÍCULA ON LINE, entre no sistema com seu login e senha de acesso no link: https://sigaa.unir.br/sigaa/logar.do?dispatch=logOff

Após acessar sua área, no canto superior esquerdo, entre em Ensino - Matrícula On Line - Realizar Matrícula

Após entrar em Realizar Matrícula, você encontrará a seguinte informação:  Opções de Matrícula . Abaixo dessa informações encontrará vários links e deverá entrar em Disciplinas. Após abrir o link você verá suas informações e, abaixo, todas as turmas abertas.

Escolha as disciplinas que deverá fazer a matrícula, marque no quadradinho à esquerda do nome da disciplina. Após marcar, veja que lá no final há um ícone e nele escrito: Adicionar Turmas - clique e avance para finalizar a solicitação. Depois deverá aguardar o orientador ou orientadora analisar. Quando for homologada você estará matriculado/matriculada e as disciplinas em que estiver matriculado/matriculada aparecerão ao acessar o SIGAA, em sua área. Acesse um Tutorial para Matrícula.

Leia o manual, anexo, com orientações sobre as funções e utilização da Área do Aluno: Acesse o Manual

 

Ademais, é possível obter no SIGAA:

A impressão do histórico é feita através do atalho SIGAA → Portal do Discente → Ensino → Consultar Histórico.

A impressão da declaração de vínculo é feita através do atalho SIGAA → Portal do Discente → Ensino → Declaração de Vínculo

Atestado de Matrícula e a Tabela de Horários são exibidos em um único documento acessível em: SIGAA → Portal do Discente → Ensino → Atestado de Matrícula.

Destacamos que um dos diferenciais do Sistema é a emissão destes documentos com um código de autenticação, o que possibilita a verificação da autenticidade do documento de modo virtual. Não sendo mais necessária a assinatura do Coordenador do Programa nos referidos documentos conforme era realizado anteriomente.

Fonte: PROPESQ/PPGE/PPGA/UNIR