Oficina de capacitação em Design Thinking com foco na resolução de problemas sociais complexos


Atividade executada junto ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, uma providência sob coordenação do Prof. Dr. Flávio de São Pedro Filho, e tendo como vice-coordenadora a Mestranda Cleice de Pontes Bernardo, com a partivipação ativa dos demais mestrandos na Disciplina Inovação e Sustentabilidade. Foi um sucesso ali na instituição, gerando competências e habilidades em alto nível para decisões complexas, por meio da moderna técnica de inovação do Design Thinking modelada na referida disciplina do PPGMAD.

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 Nome do Evento:

Oficina de capacitação em Design Thinking com foco na resolução de problemas sociais complexos

Promoção:

Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

 Apoio:

PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (PPGMAD / CAPES), do GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (GEITEC / UNIR / CNPq). O evento continua aberto a receber apoio de organização interessadas.

 

 Apresentação:

A Oficina tem como objetivo fornecer aos participantes, por meio da experiência prática, um modelo mental inovador para o desenvolvimento de soluções para o enfrentamento de problemas complexos.

 

 Área de conhecimento:

Gestão, Inovação, Criatividade.

 

 Área Temática Principal:

 

Inovação Social.

 

Área Temática Secundária:

G Processo Decisório, Participação Social

Linha Programática:

Inovação social. Criatividade. Gestão Pública.

 

 

Docentes:

Nome

Departamento/

Unidade

Titulação/Formação

Função na ação

1

Flávio de São Pedro Filho

Administração

Doutorado

Coordenador

2

3

4

Fabio Rogério de Morais

Jonas Cardoso

Gleimíria Batista da Costa

Administração

Economia

C. Contábeis

Doutorado

Doutorado

Doutorado

Colaborador

Colaborador

Colaborador

Técnicos administrativos:

1

Fabiola Castro Viana

Administração

Graduanda

Colaboradora

2

Maria de Fatima

Diretoria

Colaboradora

 

Discentes:

 

Nome

Departamento/

Unidade

Curso

Função na ação

1

Raul Afono Pommer

GEITEC/UNIR

Mestrado Acadêmico em Administração

Colaborador

2

Gildázio Pereira da Silva Junior

GEITEC/UNIR

Mestrado Acadêmico em Administração

Colaborador

3

Rwrsilany Silva

GEITEC/UNIR

Mestrado Acadêmico em Administração

Colaborador

4

Saiane Barros de Souza

GEITEC/UNIR

Mestrado Acadêmico em Administração

Colaborador

5

Sara Medrado

GEITEC/UNIR

Mestrado Acadêmico em Administração

Colaborador

6

Thelma Jakliny Martins Arruda

GEITEC/UNIR

Mestrado Acadêmico em Administração

Colaborador

7

Jacira Lima da Graça

PPGMAD /GEITEC/UNIR

Mestrado Acadêmico em Administração

Colaborador

8

 

 

9

Gelson Barros Cardoso

 

 

José Arikapú Junior

PROFIAP/

GEITEC/UNIR

PROFIAP/

GEITEC/UNIR

 

Colaborador

 

 

Esta atividade se propõe a apresentar e desenvolver, junto a diversos atores da sociedade, as ferramentas e a metodologia do Design Thinking para o enfrentamento de problemas de alto impacto social, percorrendo a vivência das três fases da abordagem (imersão, ideação e prototipação). Para tanto, será escolhido um tema complexo e de grande impacto à sociedade local, a fim de que as técnicas sejam aplicadas no evento.

2. JUSTIFICATIVA

A inovação tem adquirido cada vez mais importância para a sustentação a longo prazo das organizações. Adicionalmente, o nível de complexidade das questões e desafios enfrentados pela empresa é crescente e impõe o uso de abordagens igualmente dinâmicas e transversais para lidar com essa realidade. Segundo Brown (2008), na última década o método design thinking tem sido utilizado como um instrumento para o desenvolvimento do processo de inovações nas organizações.

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral: Ofereceraos participantes uma metodologia inovadora para a solução de problemas complexos e de alto impacto social

3.2 Objetivos específicos:

3.2.1 Abordar a importância da inovação e da criatividade para a tomada de decisão na gestão pública.

3.2.2 Expor a origem do método Design Thinking.

3.2.3 Apresentar casos de sucesso de aplicação do método.

3.2.4 Demonstrar as técnicas de aplicação do Design Thinking.

3.2.5 Elaborar relatório dos resultados.

Temática:

Aplicação do Design Thinking para o enfrentamento de problemas complexos.

Resumo:

Esta atividade se refere ao desenvolvimento de uma abordagem baseada no Design Thinking para a construção de soluções para questões complexas e alto impacto social.

Justificativa:

A busca por métodos e ferramentas para o enfrentamento de problemas complexos tem levado as organizações à revisão de seus modelos de abordagem e envolvimento de partes interessadas. Nessa perspectiva, uma técnica emerge para fomentar a geração de novas soluções e impulsionar o processo criativo nos ambientes empresariais: o Design Thinking. O modelo permite construir uma relação de empatia com os usuários, como também propõe a concepção e a experimentação de caminhos alternativos para um só problema (Vianna, Vianna, Adler, Lucena e Russo, 2013).

 REFERÊNCIAS

Bardin, L., (2014). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Schumpeter, J. A., & García, J. D. (1983). Capitalismo, socialismo y democracia.


Brown, T. (2009). Change by design: How design thinking transforms organizations

and inspires innovation. New York, NY: Harper Collins.

 

Bukowitz, W. R. (2013). Fidelity Investments: adopting new models of innovation. Strategy & Leadership, 41(2), 58-63.

 

Gheller, A., Biancolino, C., & Adler, I. (2016). Aplicação do design thinking em um projeto de inovação em uma seguradora de automóveis. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias – IPTEC, 4(1), 63-78.

 

Lockwood, T. (2010). Design thinking: Integrating innovation, customer experience,

and brand value. New York, NY: Allworth Press.

 

Macedo, M. A, Cauchick Miguel, P. A., & Casarotto Filho, N. (2015). A caracterização do design thinking como um modelo de inovação. Revista de Administ ração e Inovação, São Paulo, 12(3), 157-182, jul ./set .

 

Pinheiro, C. M. P, Schreiber, D., & Haubert, B. (2016). Técnicas de criatividade como meio facilitador do processo criativo nas organizações. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, 15(30), 1-20.

Siena, O., (2011). Normas para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos: projetos, monografia, dissertação e artigo. Porto Velho: [s.n.].

 

Sousa, F. C., Nunes, F., & Monteiro, I. P. (2015). Criatividade E Inovação Empresarial Nas Indústrias Criativas . Teoria e Prática em Administração, 5(2), 121-139.

 

Sternberg R. J. (2012). The assessment of creativity: an investment-based approach. Creativity Research Journal, 24.

 

Vianna, M., Vianna, Y., Adler, I., Lucena, B., Russo, B. (2013). Design Thinking – Inovação em Negócios. MJV Press, Rio de Janeiro, 4ª. ed.