Atividade executada junto ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, uma providência sob coordenação do Prof. Dr. Flávio de São Pedro Filho, e tendo como vice-coordenadora a Mestranda Cleice de Pontes Bernardo, com a partivipação ativa dos demais mestrandos na Disciplina Inovação e Sustentabilidade. Foi um sucesso ali na instituição, gerando competências e habilidades em alto nível para decisões complexas, por meio da moderna técnica de inovação do Design Thinking modelada na referida disciplina do PPGMAD.
Nome do Evento: |
Oficina de capacitação em Design Thinking com foco na resolução de problemas sociais complexos |
Promoção: |
Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
Apoio: |
PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (PPGMAD / CAPES), do GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (GEITEC / UNIR / CNPq). O evento continua aberto a receber apoio de organização interessadas. |
Apresentação: |
A Oficina tem como objetivo fornecer aos participantes, por meio da experiência prática, um modelo mental inovador para o desenvolvimento de soluções para o enfrentamento de problemas complexos.
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Área de conhecimento: |
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Gestão, Inovação, Criatividade. |
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Área Temática Principal: |
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Inovação Social.
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Docentes: Nome |
Departamento/ Unidade |
Titulação/Formação |
Função na ação |
1 |
Flávio de São Pedro Filho |
Administração |
Doutorado |
Coordenador |
2 3 4 |
Fabio Rogério de Morais Jonas Cardoso Gleimíria Batista da Costa |
Administração Economia C. Contábeis |
Doutorado Doutorado Doutorado |
Colaborador Colaborador Colaborador |
Técnicos administrativos:
1 |
Fabiola Castro Viana |
Administração |
Graduanda |
Colaboradora |
2 |
Maria de Fatima |
Diretoria |
Colaboradora |
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Discentes:
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Nome |
Departamento/ Unidade |
Curso |
Função na ação |
1 |
Raul Afono Pommer |
GEITEC/UNIR |
Mestrado Acadêmico em Administração |
Colaborador |
2 |
Gildázio Pereira da Silva Junior |
GEITEC/UNIR |
Mestrado Acadêmico em Administração |
Colaborador |
3 |
Rwrsilany Silva |
GEITEC/UNIR |
Mestrado Acadêmico em Administração |
Colaborador |
4 |
Saiane Barros de Souza |
GEITEC/UNIR |
Mestrado Acadêmico em Administração |
Colaborador |
5 |
Sara Medrado |
GEITEC/UNIR |
Mestrado Acadêmico em Administração |
Colaborador |
6 |
Thelma Jakliny Martins Arruda |
GEITEC/UNIR |
Mestrado Acadêmico em Administração |
Colaborador |
7 |
Jacira Lima da Graça |
PPGMAD /GEITEC/UNIR |
Mestrado Acadêmico em Administração |
Colaborador |
8
9 |
Gelson Barros Cardoso
José Arikapú Junior |
PROFIAP/ GEITEC/UNIR PROFIAP/ GEITEC/UNIR |
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Colaborador |
Esta atividade se propõe a apresentar e desenvolver, junto a diversos atores da sociedade, as ferramentas e a metodologia do Design Thinking para o enfrentamento de problemas de alto impacto social, percorrendo a vivência das três fases da abordagem (imersão, ideação e prototipação). Para tanto, será escolhido um tema complexo e de grande impacto à sociedade local, a fim de que as técnicas sejam aplicadas no evento. |
2. JUSTIFICATIVA |
A inovação tem adquirido cada vez mais importância para a sustentação a longo prazo das organizações. Adicionalmente, o nível de complexidade das questões e desafios enfrentados pela empresa é crescente e impõe o uso de abordagens igualmente dinâmicas e transversais para lidar com essa realidade. Segundo Brown (2008), na última década o método design thinking tem sido utilizado como um instrumento para o desenvolvimento do processo de inovações nas organizações. |
3. OBJETIVOS |
3.1 Objetivo Geral: Ofereceraos participantes uma metodologia inovadora para a solução de problemas complexos e de alto impacto social 3.2 Objetivos específicos: 3.2.1 Abordar a importância da inovação e da criatividade para a tomada de decisão na gestão pública. 3.2.2 Expor a origem do método Design Thinking. 3.2.3 Apresentar casos de sucesso de aplicação do método. 3.2.4 Demonstrar as técnicas de aplicação do Design Thinking. 3.2.5 Elaborar relatório dos resultados. |
Temática: |
Aplicação do Design Thinking para o enfrentamento de problemas complexos. |
Resumo: |
Esta atividade se refere ao desenvolvimento de uma abordagem baseada no Design Thinking para a construção de soluções para questões complexas e alto impacto social. |
Justificativa: |
A busca por métodos e ferramentas para o enfrentamento de problemas complexos tem levado as organizações à revisão de seus modelos de abordagem e envolvimento de partes interessadas. Nessa perspectiva, uma técnica emerge para fomentar a geração de novas soluções e impulsionar o processo criativo nos ambientes empresariais: o Design Thinking. O modelo permite construir uma relação de empatia com os usuários, como também propõe a concepção e a experimentação de caminhos alternativos para um só problema (Vianna, Vianna, Adler, Lucena e Russo, 2013). |
REFERÊNCIAS |
Bardin, L., (2014). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. Schumpeter, J. A., & García, J. D. (1983). Capitalismo, socialismo y democracia.
Brown, T. (2009). Change by design: How design thinking transforms organizations and inspires innovation. New York, NY: Harper Collins.
Bukowitz, W. R. (2013). Fidelity Investments: adopting new models of innovation. Strategy & Leadership, 41(2), 58-63.
Gheller, A., Biancolino, C., & Adler, I. (2016). Aplicação do design thinking em um projeto de inovação em uma seguradora de automóveis. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias – IPTEC, 4(1), 63-78.
Lockwood, T. (2010). Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York, NY: Allworth Press.
Macedo, M. A, Cauchick Miguel, P. A., & Casarotto Filho, N. (2015). A caracterização do design thinking como um modelo de inovação. Revista de Administ ração e Inovação, São Paulo, 12(3), 157-182, jul ./set .
Pinheiro, C. M. P, Schreiber, D., & Haubert, B. (2016). Técnicas de criatividade como meio facilitador do processo criativo nas organizações. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, 15(30), 1-20. Siena, O., (2011). Normas para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos: projetos, monografia, dissertação e artigo. Porto Velho: [s.n.].
Sousa, F. C., Nunes, F., & Monteiro, I. P. (2015). Criatividade E Inovação Empresarial Nas Indústrias Criativas . Teoria e Prática em Administração, 5(2), 121-139.
Sternberg R. J. (2012). The assessment of creativity: an investment-based approach. Creativity Research Journal, 24.
Vianna, M., Vianna, Y., Adler, I., Lucena, B., Russo, B. (2013). Design Thinking – Inovação em Negócios. MJV Press, Rio de Janeiro, 4ª. ed.
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