Galeria dos egressos


 

 

EGRESSO/Ingresso/Termino

Trajetória

Dercio Bernardes de Souza/2006/2008

Administrador (UEM), foi aluno da primeira turma do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia (PPGMAD). Defendeu a dissertação de mestrado sobre “Processo de Inovação em Micro Empresas no Arranjo Produtivo Local do Agronegócio Leite” em 16/09/2008. Após a conclusão do mestrado atuou como professor em faculdades particulares na cidade de Porto Velho e continuou participando de pesquisas no CEDSA/UNIR. Em 2009 é aprovado em concurso público para o cargo de professor do Magistério Superior na Universidade Federal de Rondônia, onde atua até o momento como professor, pesquisador e orientador no Departamento Acadêmico de Administração (Porto Velho). Realizou doutoramento em Agronegócios no CEPAN/UFRGS no período 2013-2017. Em 2019 passa a atuar como professor colaborador no Programa de Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia (PPGMAD).

Lilian Kecia Saldanha Rabelo Campelo/2006/2008

Foi pesquisadora/colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA) da Universidade Federal de Rondônia. Desenvolveu atividades na docência do ensino superior, na graduação e pós-graduação, nos estados de Pernambuco e Amazonas, atuando com as disciplinas de Teoria Geral da Administração, Gestão Econômica, Economia Brasileira, Desenvolvimento Econômico, Teoria Econômica, Macroeconomia, Metodologia Científica, Fundamentos da Economia e Dinâmica Organizacional. Participou de diversas bancas de graduação e pós-graduação, principalmente no período de 2009 a 2012. Obteve experiência em Metodologias Participativas.
No período de 2010 a 2018, sua trajetória profissional foi desempenhada no Exército Brasileiro, ao ingressar como Oficial Técnico Temporário. Além das atividades administrativas desenvolvidas em Organizações Militares ao longo de 8 (oito) anos, foi voluntária para realizar o Estágio de Adaptação à Caatinga. Em cerimônia realizada pela Prefeitura de Petrolina-PE, foi agraciada em 2011, como uma das 16 (dezesseis) mulheres de personalidade do Vale São Francisco, homenagem concedida por ser considerada um exemplo de conduta e superação.
Atualmente, atua no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), como Analista Administrativo, no gerenciamento das complexidades inerentes aos diversos projetos da Instituição, com foco no alcance dos objetivos estratégicos definidos pelo Instituto. O IDSM é uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e possui como missão "Promover pesquisa científica para conservação da biodiversidade através de manejo participativo e sustentável dos recursos naturais na Amazônia".

Moacyr Boris  Rodrigues Maia/2006/2008

 

"M.Moacyr Boris Rodrigues Maia, egresso da primeira turma do PPGA. Foi Pesquisador do Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – CEDSA. Foi membro do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas/NUCSA/UNIR. Foi professor da Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologias – Fatec e Coordenador do curso de Administração. Co-autor dos livros: “A Trajetória do Ensino Superior Público em Rondônia” e “HANBOOK de Resultados de Pesquisas”, publicados pela Editora EDUFRO, da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. O Papel da Sociedade no Desenvolvimento Sustentável. In: : Mariluce Paes de Souza. (Org.). Porto Velho/RO: IEPAGRO, 2009. ISBN 978-85-61320-03-4. Estudos em Agronegócio, ISBN 978-85-495-0080-9, Gráfica UFG, 2016. Têm artigos publicados em Revistas, Congressos Nacionais e Internacionais. Atualmente é aposentado e reside em Curitiba/PR."

Clesia Maria de Oliviera/2007/2009

 

"TRAJETÓRIA PÓS TITULAÇÃO NO MESTRADO EM 2009 . Continuidade como pesquisadora-colaboradora nos grupos de pesquisa da UNIR: GEPES, CDR e GPORG. Início do Projeto Busca da Sustentabilidade para os Produtos Não-Madeiráveis (PFNM) para o Estado de Rondônia (RO) 2009 a 2012 (atuação como pesquisadora e gestora financeira do Projeto). Apresentação de artigos no EnANPAD (SP) e CLADEA (Guayaquil, Equador).

2010. Início da docência na Graduação: Uniron (Fev/2010 a ago/2011). UNIR Admissão, via concurso, Depto de Administração Campus Porto Velho (Out). Continuidade nos grupos de pesquisa. Atuação como avaliadora do Prêmio Nacional de Gestão Pública - GESPÚBLICA.

2012 – 2013. Contribuições à gestão superior da UNIR: Substituta (nas ausências e impedimentos do titular) na PROPLAN (Pró-reitoria de Planejamento) e na DPDI (Diretoria de Planejamento e Desenv. Institucional); Gestora Institucional para implantação e monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI) na UNIR. Ingresso como auditora (treinee) de sistemas de gestão da qualidade na Fundação Vanzolini (FEA-USP). Visita técnica de 30 dias na Universidade da Flórida com o GEPES (apresentação e articulação de projeto de pesquisa sobre indicadores de EaD). Pesquisa e Extensão no Programa de Formação Continuada para Professores e Gestores do Sistema de Educação Integral dos Municípios de Ariquemes e Porto Velho.

2014 – 2015. Presidiu a Comissão que coordenou o processo de Elaboração do PDI 2014-2018 da UNIR. Eleita Chefe do Depto Acadêmico de Administração (out/2014), do qual se afastou em março/2015 para ingressar no Doutorado em Administração da UFSC, L.Pesq: Gestão Universitária.

2015 – 2018. No doutorado, com bolsa da FAPERO/CAPES a partir de 2017, produção e apresentação de artigos em eventos nacionais e internacionais, além de publicação em periódicos e outras produções técnicas. Em anexo gráfico extraído do Lattes:http://lattes.cnpq.br/8283713101638580relativo ao período 2009-2018. Florianópolis (SC), 21/02/2019."

Rodrigo César Silva Moreira/2008/2010

"É Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2010). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Rondônia (2008) e graduação em Engenharia Florestal pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (2007). Atualmente é Diretor Executivo (Controlador Adjunto) da Controladoria Geral do Estado de Rondônia, professor do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário São Lucas."

 

José de Arimatéia Dias Valadão/2008/2010

"Terminei o Mestrado em dezembro de 2009, logo em seguida entrei no doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE) e no mesmo mês que terminei o doutorado (março de 2014) tomei posse na Universidade Federal de Lavras (UFLA), na área de Administração Pública. Tenho atuado na área de Desenvolvimento e Sustentabilidade e atualmente estou na coordenação do Program de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP/UFLA)."

Caroline Estefanie do Amaral Brasil Saraiva/2009/2011

"Após a conclusão do Mestrado em Administração em 2011 iniciou na área acadêmica ministrando aulas para os cursos de Administração (Faculdades Associadas de Ariquemes – FAAR, Faculdade de Ciências e de Tecnologia de Rondônia - FATEC e Instituto Luterano de Ensino Superior - ULBRA - Porto Velho), além de Tutora à Distância do polo de Buritis no curso de Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Rondônia (2014) e Tutora à Distância do polo de Restinga Seca no Curso de Graduação em Desenvolvimento Rural – PLAGEDER pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018).

Paralelamente, passou no concurso do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social tomando posse em abril de 2013. Hoje, reside na cidade de Porto Alegre (RS), desde 2017, quando passou no Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e trabalha lotada na Gerência Executiva de Porto Alegre do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS na Agência da Previdência Social de Atendimento as Demandas Judiciais."

 


Thalita Reis da Silva/2010/2012

 

 

 

"Entre os anos de 2010 a 2012 Thalita Reis da Silva cursou o Mestrado em Administração da UNIR. Em 2013 passou a ser docente permanente na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, no curso de Administração, no município de Parintins-Am, sua dissertação gerou como fruto a publicação do artigo “Liderança Conectiva Como Vertente da Gestão do Conhecimento nos Cursos de Graduação Em Administração, no Estado de Rondônia” no Congresso Internacional do Conhecimento e Inovação – CIKI 2014, realizado na cidade de Loja, no Equador, na Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL).

Em 2014, na Universidad de Concepcion, no Chile, como intercambista fez parte do programa Youth to Education - Concepcion, pela AIESEC CONCEPCION,CHILE, organizando e promovendo workshosp sobre (i) impacto da geração Y para as mudanças sociais; (ii) inovação na educação; e (iii) importância do multiculturalismo para o desenvolvimento pessoal.

Na UFAM em Parintins, além de exercer a docência na graduação, e executar projetos juntos a comunidade, fundou e foi a primeira coordenadora da Incubadora de Empreendimentos Criativos do estado, a Amazonas Indígena Criativa (AmIC). Atualmente é a Professora Orientadora da primeira Empresa Jr. Do município, a Parintins Junior, do Curso de Administração da UFAM em Parintins.

Em 2019 recebeu o título de doutora em Propriedade Intelectual e Inovação, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), é membro dos grupos de pesquisa: Desenvolvimento e Comportamento Humano pela UFAM; e Observatório Estadual de Economia Criativa do Amazonas também pela UFAM. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Empresarial, Gestão de Projetos, Economia Criativa, Propriedade Intelectual e Inovação."

Douglas Vidal/2010/2012

"Fui de São Paulo pra Porto Velho fazer o mestrado, enquanto fazia curso, ministrei aulas em duas universidades da cidade, além do estágio obrigatório de aulas e atividades na Unir pelo programa e por causa da Bolsa da Capes, este aprendizado, os professores, meu orientador, foram essenciais para minha formação como professor e pesquisador. Terminei o mestrado em 2012 e voltei pra São Paulo onde ministrei aulas em algumas universidades e continuei com as pesquisas que foram fundamentais para começar o doutorado em 2018 e continuar minha trajetória acadêmica."

 

Sem tituloooooo

Célio Alves Tibes Junior/2011/2013

"Mestre em Administração pelo PPGMAD/UNIR e desde 2018 faz Duplo Doutorado em Administração e Direito - Universidade Complutense de Madrid, España – UCM. É servidor federal do IFPR, como docente efetivo, concursado - Carreira EBTT desde 21/09/2010. Foi aprovado em concurso interno do IFPR para afastamento integral para stricto sensu no exterior e vive atualmente na Espanha.

POSSUI FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR COM AS SEGUINTES GRADUAÇÕES: 1- Licenciado em Letras (UFMT, 1999); 2- Informática - Gestão da Tecnologia da Informação (UNISUL/SC, 2010; 3- Bacharelado em Direito (FACSUL/MT, atual ANHANGUERA, 2003); 4- Bacharelado em Teologia (UNICESUMAR/PR, 2019); 5- Bacharelado em Administração (UNISUL/SC, 2011).

Tem vasta experiência em tecnologia e educação e como gestor público, tendo sido Diretor de EAD (IFRO), Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão (IFPR) e Direto Geral do Campus IRATI do IFPR. Possui 15 anos de experiência em docência de ensino superior, 8 anos de docência de ensino técnico e tecnológico e 10 anos de atuação no mercado privado, notadamente gestão e consultoria de tecnologia e comunicação.

É especialista em Ensino a Distância (EAD), tendo implantado o sistema ETEC Brasil em Rondônia (IFRO) com uso de satélite, foi Coordenador Geral do ETEC Brasil - IFRO e do IFPR.

É também Especialista em Direito Processual Civil e em Design Instrucional para EAD. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Consultor/Especialista em Sistemas EAD; Escritor de Livros Didáticos, Designer Instrucional; Produtor audiovisual e multimídia; Gestor de TICs; Consultor de comunicação institucional. Foi membro dos Grupos de Pesquisa em Educação a Distância GPRFII UFSC; Grupo de Materiais Didáticos do ETEC e GPMEX - Pesquisa em Metodologias Exitosas de Gestão de EAD (UFSC) - Ambos registrados no CNPq. Ministra aulas de Administração, Economia e Logística no Campus Curitiba do IFPR."

Hígor Cordeiro de Souza/2011/2013

"Concluí o mestrado em administração no final de 2013 e em seguida tive a oportunidade de ingressar na docência no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Lá tive a oportunidade de lecionar nos cursos Superior de Tecnologia em Gestão Pública, na Pós graduação em Planejamento Estratégico no Setor Público e nos Cursos Técnicos em Finanças e Administração, sempre trabalhando nas áreas de teorias organizacionais e planejamento. No IFRO atuei como coordenador dos cursos técnicos em Finanças e Administração (concomitantes ao ensino médio) Atualmente encontro-me afastado cursando  doutorado na área de Gestão com ênfase em Marketing e Estratégia na Universidade do Porto."

Larissa Ananda Paiva Maciel/2012/2014

"Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Rondônia (2011); Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade federal de Rondônia (2014). Faz parte da Assessoria Técnica da Controladoria-Geral do Estado de Rondônia. Atuou como docente nas faculdades UNIP, FAAR, UNIRON e atualmente leciona na Faculdade UNESC em Porto Velho-RO. É Representante Egressa e Conselheira do Colegiado do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia."

Pâmela Bezerra Santos Fernandes/2012/2014

"Sou empregada de carreira da Caixa Econômica Federal  (ano 2005) e após minha formação como mestra, fui aprovada em um processo seletivo interno para atuação como representante do marketing da Caixa no Estado de Rondônia. Faço parte de uma área subordinada diretamente à Presidência da Caixa e à Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM).Minha atuação consiste na realização do relacionamento institucional da Caixa, administração da carteira de patrocínios regionais: mercadológicos, institucionais, esportivos e culturais. Também sou responsável pela Comunicação institucional da Caixa, abrangendo o relacionamento com a imprensa e demais órgãos externos. E ainda atuo como representante da Caixa, em parceria com a Superintendência Regional Rondônia, em eventos institucionais.Possuo ainda participação como sócia em uma empresa de comércio varejista e atacadista do ramo de confecções,onde presto assessoria relacionada às tendências de moda. Ademais, posso afirmar que a realização do Mestrado em Administração foi e é essencial para a consolidação da minha formação em Administração pela UNIR."

Italo de Paula Casemiro/2012/2014

Acreano, natural de Rio Branco. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2014), onde analisou a presença de conteúdos sobre gestão da diversidade nos currículos dos cursos de bacharelado em Administração de Universidades Federais do Brasil, tendo cursado esta pós-graduação como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Mestre em Tecnologia para o Desenvolvimento Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde desenvolveu uma pesquisa sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no contexto da produção científica nacional e uma análise sobre a construção do conhecimento sobre o tema num grupo na rede social Facebook. Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Análise de Sistemas pelo Instituto de Ensino Superior do Acre - IESACRE (2011), tendo cursado o referido curso como beneficiário de bolsa integral através do Programa Universidade Para Todos - PROUNI. Graduado em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, onde desenvolveu como trabalho de conclusão de curso o estudo sobre o perfil da produção científica sobre gastronomia em periódicos brasileiros de turismo. Pós-graduado em Gestão Urbana e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP-FIOCRUZ, onde desenvolve a proposta de intervenção intitulada "Gestão Urbana e Big Data: modificando a atuação na gestão, a partir da análise de grandes dados". Pós-Graduado em Comunicação e Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (ICICT - FIOCRUZ), onde desenvolveu uma proposta de Plano de Comunicação em saúde mental, no intuito de promover uma interlocução do tema entre estudantes universitários. Pós-Graduado em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, onde desenvolveu como pesquisa final do curso, um estudo sobre a aplicação da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no setor cervejeiro. Foi pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC - UNIR) entre os anos de 2014 e 2018, e do Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde (GERAES - UFRJ) no período de 2017 a 2018. Foi pesquisador participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações (GEPORG-UNIR) entre os anos de 2012 e 2016. Possui experiência na área de Administração, Alimentos e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, gastronomia contemporânea, segurança alimentar, comportamento organizacional, diversidade nas organizações, gestão ambiental, gestão urbana, sociologia urbana, tecnologias sociais, negócios sociais e divulgação científica.

José Kennedy Lopes Silva/2012/2014

"No PPGA tive a oportunidade de pesquisar sobre concepções ambientais. O aprendizado do mestrado contribuiu para a minha aprovação em um concurso público em 2016 como professor efetivo no Departamento de Administração - Campus de Vilhena da Unir e consequentemente na minha atuação como docente e pesquisador neste departamento.  A experiência do mestrado me ajudou a compreender as pesquisas em estudos organizacionais, área a qual comecei a atuar, principalmente em pesquisas relacionadas a sustentabilidade. Em 2018, ingressei no programa de doutorado da Universidade Federal de Lavras (Ufla)."

João Artur Avelino Leão/2012/204

"Mestre em Administração pelo PPGMAD / Universidade Federal de Rondônia (2014). Graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Barão do Rio Branco (2009), possui Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo (2010). Têm experiência com Ensino Profissional em Educação a Distância. Servidor Público Federal, Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC atuando na Diretoria Sistêmica de Programas Especiais - DSPES. Atualmente está cursando Direito pela Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO). Possui diversas publicações no eixo de inovação e sustentabilidade, em periódicos internacionais."

Willians de Paula Pereira/2012/2014

"Doutorando em Mecatrônica pelo Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Administração pelo PPGMAD / UNIR (2014). Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Rondônia (2008) e Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Software Livre pela Universidade Federal de Lavras - Minas Gerais (2009). Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, onde atua no Grupo de Pesquisa Mecatrônica, Robótica e Automação - GPMecatrônica desenvolvendo pesquisas em sistemas embarcados. Participou do Programa de Estágio nos Colleges Canadenses promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceira com Colleges and Institutes Canada (CICan), para analisar o modelo de pesquisa aplicada, bem como, o modelo de relacionamento entre Indústrias e Colleges."

Clébio Billiany de Mattos/2013/2015

"É Administrador, professor, funcionário público e palestrante. Mestre em Administração pelo PPGMAD/UNIR e Especialista em Gestão de Pessoas e Metodologia do Ensino Superior, ambos pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professor de Pós-graduação nas disciplinas de Gestão Pública; Gestão de Pessoas; Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Agronegócios; Consultoria Empresarial; Mercadologia; Teorias Gerais da Administração e TCC. Atualmente é Coordenador na área responsável pelas Micro e Pequenas empresas (MPE) e Microempreendedor Individual (MEI), da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura - SEDI do Governo do Estado de Rondônia. Atuou como professor substituto no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e Professor efetivo em várias Faculdades do estado. Tem experiência em Administração, com ênfase em Recursos Humanos (Planejamento de Cargos e Salários, Recrutamento e Seleção, Capacitação e Avaliação de Desempenho), Planejamento Estratégico, Logística, Comportamento Organizacional, Agronegócio, Marketing, Empreendedorismo e orientações de Monografias e artigos. Foi Membro do GEITEC - Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia do NUCSA/UNIR, atuando na Linha de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia.  Foi Assessor de Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado de Rondônia. Credenciado no Conselho Regional de Administração CRA-RO. Sensei 5º DAN de Karatê Shotokan com ênfase em planejamento, disciplina e defesa pessoal."

Gelciomar Simão Justen/2013/2015

"Sou egresso do PPGA/UNIR da turma de 2013. Defendi no dia 17 de julho de 2015. Desde o ingresso, o PPGA favoreceu um processe de mudança constante em minha vida. Sou mato-grossense e sempre tive o desejo de desenvolver estudos e trabalhos na Amazônia, com a finalidade de cobtribuir com a minha terra e com o meu povo. Tive essa oportunidade no PPGA. Desde o início, com o apoio incondicional da minha orientadora, Profa. Mariluce Paes de Souza, e de todos os pesquisadores do programa, comecei a conhecer e compreender melhor a dinâmica da Amazônia e como aborda-la. Desenvolvi alguns trabalhos de cunho teórico e depois fui a campo conhecer a prática. Desenvolvi minha pesquisa de dissertação com os Povos da Floresta no Acre, ocasião de muito aprendizado e superação. Da minha dissertação foram publicados dois artigos B1 em periódicos renomados na nossa área, bem como alguns artigos foram apresentados em congressos importantes. Após minha defesa, voltei para o Mato Grosso e fui dar aula na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), onde tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos, colocando em prática o que aprendi durante o mestrado. Amadureci enquanto docente e também pesquisador. Desenvolvi mais estudos na Amazônia, embasando uma proposta de doutorado no PPGADM/UFPR, sendo aprovado na turma de 2017. Minha proposta de tese é algo diferenciado no programa em que estudo, sendo muito bem aceita e reconhecida por pesquisadores nacionais e internacionais. Meu projeto ja foi qualificado e estou iniciando minha pesquisa de campo. Recentemente fui empossado como Professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso, onde irei desenvolver pesquisas na Amazônia. Tudo isso, relato por considerar conquistas iniciadas a partir do mestrado no PPGA, pois o contato com os professores e colegas ampliou meus horizontes, fazendo-me vislumbrar as possibilidades para desenvolvimento de trabalhos acadêmicos que também gerem impacto social."

Jean Marcos da Silva/2013/2015

"Há três anos eu finalizava meu curso de Mestrado em Administração na Universidade Federal de Rondônia – UNIR. De lá para cá colhi muitos frutos dos quais me orgulho muito: fui professor universitário, gestor no Estado de Rondônia e hoje atuo como docente no Instituto Federal Sul-rio-grandense/IFSul. Filho de pai e mãe agricultores familiares é uma honra chegar até aqui. Gosto sempre de dizer que estas conquistas são resultado de muita dedicação e também do trabalho de muitas pessoas que foram acreditando em meus sonhos. São colegas de trabalho, orientadores da graduação e mestrado, amigos, familiares. Além destas conquistas, a vida também é feita de perspectivas. E as minhas são as melhores. Estou me preparando para cursar meu doutorado em breve para poder me aperfeiçoar e oferecer um trabalho mais qualificado para a instituição onde atuo. Quando olho para o passado e relembro as dificuldades enfrentadas, que foram muitas, vejo que valeu a pena todo o esforço e dedicação."

Jeoval Batista da Silva/2013/2015

"Mestre em Administração pelo PPGMAD/UNIR e Doutorando em Direito pela UNIFOR. Atualmente é consultor e palestrante pelo INSTITUTO DE SOLUÇÕES EM ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E EMPRESARIAL na área de orçamento, finanças, controle interno e compliance. É Advogado e Consultor Jurídico do Escritório JEOVAL BATISTA Assessoria Jurídica e Presidente do Conselho de Administração da EMDUR. Auditor da PREFEITURA DE PORTO VELHO. Possui graduação em Direito e Ciências Contábeis. Pós-graduado em Contabilidade e Controladoria, Gestão Pública. Professor Universitário. Membro do GEITEC/ UNIR / CNPq. Atuou como Secretário Municipal, Controlador Geral, Controlador Adjunto; atuou como Coordenador de Planejamento do Orçamento, todas estas funções na Prefeitura do Município de Porto Velho. Atuou como Coordenador do Programa do Governo Federal Território da Cidadania nos Município de Guajará Mirim/Nova Mamoré/Porto Velho/Candeias do Jamari/Itapuã do Oeste. Possui diversos artigos publicados em periódicos internacionais, com ênfase em inovação e sustentabilidade."

Váldeson Amaro Lima/2013/2015

"Após a conclusão do mestrado, em 2015, ingressou imediatamente no Doutorado em Administração na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), o que concluiu no início de 2019. O artigo oriundo de sua dissertação foi apresentado e premiado como melhor trabalho da área de gestão da inovação no SEMEAD/USP de 2016 e posteriormente publicado na Revista de Administração e Inovação (RAI), em coautoria com o orientador, Prof. Dr. Carlos André da Silva Müller. Atua como Professor de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia."

Alex Rotta Romani/2014/2015

"Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração - PPGMAD da Fundação Universidade Federal de Rondônia em 2016 (CAPES 4). Graduado em Administração também pela Fundação Universidade Federal de Rondônia em 2013. Atuou como Administrador na empresa Alex Modas Indústria e Comércio LTDA. Gerente e Fundador da Arena Romani. Sócio Administrador da Escolinha de Futebol Avaí Futebol Clube de Porto Velho. Participou do EMPRETEC que é uma metodologia da Organização das Nações Unidas - ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em cerca de 34 países. Participou de eventos como ENEPA e Jornada CEDSA. Possui formação complementar em Web Designer e Redes e Conectividades pelo SENAI. Membro e pesquisador do GEITEC - Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia."

Alexandre Leonardo Simões Piacentini2014/2015

"Mestre em Administração pelo PPGMAD / UNIR. Professor efetivo da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Departamento de Engenharia Florestal, Campus de Rolim de Moura, Rondônia. Realiza pesquisa em Estratégias e Competências Organizacionais - Inovação e Sustentabilidade na Universidade Federal de Rondônia. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR e especialização em Gestão Pública pela Faculdade de Pimenta Bueno - FAP. Revisor do Comitê Local de Publicações da Embrapa - Rondônia. É colaborador dos grupos de pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia - GEITEC/UNIR/CNPq, e no Grupo de Estudos em Produção Animal e Aproveitamento de Resíduos (GEPAR/UNIR), e do Grupo de Pesquisa em Produção Vegetal na Amazônia Ocidental da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); nesses grupos, atua com pesquisas nas áreas de gestão e análise econômica e financeira da produção, avaliação e estratégias de custos, inovação e sustentabilidade organizacional na Amazônia."

Daiane Oliveira Medeiros/2014/2016

Cursou o Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia no período de 2014 a 2016. Em 2015 assumiu o cargo de professora de Contabilidade do concurso público do Instituto Federal do Amazonas no Campus São Gabriel da Cachoeira. Também foi coordenadora de pós-graduação nessa mesma Instituição nos anos de 2016 e 2017. Atuou como instrutora no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, ministrando disciplinas como empreendedorismo, gestão, gestão de pessoas e cálculos trabalhistas. Atuou como Agente Local de Inovação pelo Sebrae em parceria com CNPq, captando empresas e atuando nas mesmas com o objetivo de implantar a inovação e consequentemente a obtenção de resultados eficazes. Atuou como Docente na Instituição: Faculdades Integradas de Ariquemes/Rondônia e Tutora na UNOPAR - Universidade do Norte do Paraná. 

Mayana Vera Sousa/2015/2017

"Mestre em Administração pelo PPGMAD da Universidade Federal de Rondônia. Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia - GEITEC. Bolsista CAPES. Pós-graduada em Administração, Finanças e Negócios (2012) e Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2012). Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Piauí (2009) e em Administração de Empresas pela Faculdade do Cerrado Piauiense (2008)."

Samia Laise Manthey Benevides/2015/2017

"Mestre em Administração pelo PPGMAD / UNIR. Graduada em Psicologia e especialista em Educação à Distância. É docente do Curso de Pós Graduação de Gestão de Pessoas da Faculdade Católica de Rondônia; Professora Colaboradora na Universidade Federal de Rondônia no Curso de Administração, onde leciona a Disciplina Psicologia Aplicada a Administração. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia – GEITEC / UNIR / CNPq, atuando na área de Psicologia com ênfase Psicologia Social e do Trabalho e Psicologia nas Organizações. Realiza pesquisas em gestão da inovação social, através do Programa de Pesquisa Gestão da Inovação Social e Sustentabilidade na Amazônia Ocidental."

Sued Santos Rocha de Souza/2015/2017

 "Mestre em Administração pelo PPGMAD / UNIR. Especialista em Planejamento Estratégico em Gestão Pública (IFRO), em Direitos Humanos e Segurança Pública (UNIR), e em Direito Ambiental (UFPR) com foco na Gestão de Desastres na Amazônia. Capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO). Implantou o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência – SAMU na região de Ariquemes/RO e Escola Militar Tiradentes VII em Porto Velho, Capital do Estado de Rondônia. Atualmente desenvolve suas funções junto a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal, na elaboração do Planejamento Estratégico da SENASP/MJSP. Membro do GEITEC atuando na Linha de Pesquisa de Gestão da Inovação e Tecnologia. Possui diversas publicações internacionais sobre o tema de sua pesquisa (inovação e sustentabilidade)."

Liduina Maria das Chagas Landim/2016/2018

"Conclui o mestrado com a defesa de dissertação no dia 13-7-2018 e certificação em outubro/2018. 

O artigo da dissertação, intitulado ALINHAMENTO DA ESTRATÉGIA, GOVERNANÇA E GESTÃO DE PESSOAS: ESTUDO DE CASO NO TRT DA 14ª REGIÃO – RO/AC foi submetido, aprovado e apresentado no III ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO DA AMAZÔNIA (III EnEPA), promovido pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia(UNIR), ocorrido no período de 17 a 19-10-2018. O artigo consta dos ANAIS 2018 do evento, disponível em http://www.eventos.unir.br/index.php/enepa/enepa/paper/view/2152.

 Os resultados da pesquisa foram apresentados ao TRT da 14ª Região, perante a equipe de Gestão Estratégica e serão apresentados a todos os gestores do Tribunal, cerca de 63 (sessenta e três) no Encontro de Diretores, Assessores, Secretários e Coordenadores do TRT14, no período de 7 a 9-5-2019."